sábado, 31 de julho de 2010

Na Praia do Navio joga o AQUAJOGO...

NOTÍCIA MUITO BOA: O AQUAJOGO - ENTRA NA ONDA DE POUPAR ÁGUA está de volta...
Na Praia do Navio diverte-te a jogar com os teus amigos.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

A nossa Tenda no OCEAN SPIRIT 2010

Hoje levámos as coisas todas, as cadeiras, as mesas, a prancha...e claro, não nos esquecemos da piscina...montámos a nossa Tenda na Praia do Navio, mesmo no centro do recinto do OCEAN SPIRIT 2010.
A partir de amanhã e até dia 8 de Agosto de 2010, das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 18:00, estamos por aqui a ensinar pequenos e grandes que POUPAR ÁGUA É BOA ONDA.
Já sabem o horário, agora só falta aparecerem...

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Frase factura mês de Agosto

A frase para o mês de Agosto é da Maria Luzia Ferreira Neto:


"Eu bebo água da torneira,
todos dela dependemos,
ela é um bem de Primeira,
se deixar de haver morremos."

O livro que vai receber, neste mês, é "A Princesa na Sombra - D. Maria Francisca Benedita (1746-1829)".
A Princesa D. Maria Francisca Benedita, filha do Rei D. José I, dedicou, como objectivo maior da sua vida, a construção de um complexo social, edificado em Runa sob a designação de Hospital Real de Inválidos Militares, para que os militares, após terem servido a Pátria, pudessem ter uma velhice digna e em segurança. Para saber mais coisas sobre esta Princesa o melhor é ler este livro...
No âmbito da Comemoração do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras ocorreram  visitas guiadas aos "Aposentos da Princesa" (saiba mais informações destas comemorações, que estão a decorrer de Novembro de 2009 a Novembro de 2010, em: http://www.linhasdetorresvedras.com/).

Por último, agradecemos a todos os participantes e informamos que até dia 15 de Agosto de 2010 podem concorrer, enviando as frases para a factura do mês de Setembro de 2010, por e-mail (servico.pedagogico.agua@smastv.pt), ou por correio (para: SMAS de Torres Vedras, Rua da Electricidade, 2560-316 Torres Vedras).

quarta-feira, 21 de julho de 2010

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Frases a concurso para o mês de Agosto de 2010

Uma destas frases será a escolhida para a factura do mês de Agosto de 2010:


"Eu bebo água da torneira, em Santa Cruz, para acompanhar à maneira, um bom bife de avestruz." Paulo Calçoa

"Eu bebo água da torneira, a água da nossa rede, esta água de Primeira, que me vai matar a sede." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, a toda a hora a gastar, ela é um bem de Primeira, que não nos pode faltar. Eu bebo água da torneira, de todos apetecida, ela é um bem de Primeira, essencial para a Vida." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, de Primeira e natural, pra fazer comida à maneira e não cheirarmos mal." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, me ajuda e me dá Vida, ela é um bem de Primeira, sem ela estou ressequida." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da Torneira, me dá saúde e ajuda, sem este bem de Primeira, toda a nossa Vida muda." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, dela todos dependemos, se falta este bem de Primeira, parece que nada temos." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, que põe tudo em movimento, sem este bem de Primeira, todos paramos no tempo." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, que põe tudo a funcionar, sem este bem de Primeira, já não podemos passar." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, que Deus nos dá e ajude, ela é um bem de Primeira, sem ela não há saúde." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, à hora que eu quiser, ela é um bem de Primeira, que nos dá muito prazer." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, de manhã, ao almoço e jantar, ela é um bem de Primeira, a todos nos faz refrescar." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, para o banho e lavar tudo, ela é um bem de Primeira, para todos neste Mundo." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, que lava tudo e acalma, ela é um bem de Primeira, que até nos lava a alma." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, mata a sede e nos anima, ela é um bem de Primeira, leve fresca e cristalina." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, com muita satisfação, ela é um bem de Primeira, que nem todos têm à mão." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, que com sede sabe bem, ela é um bem de Primeira, que nem toda a gente tem." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, que a Terra jorra e nos dá, ela é um bem de Primeira, imaginem, se um dia não há." Maria Luzia Ferreira Neto

"Eu bebo água da torneira, todos dela dependemos, ela é um bem de Primeira, se deixar de haver morremos." Maria Luzia Ferreira Neto


"Eu bebo água da torneira, é pra todos e para tudo, ela é um bem de Primeira, ela é a Vida do Mundo. Eu bebo água da torneira, sem ela vida não há, ela é um bem de Primeira, que Deus a todos nos dá." Maria Luzia Ferreira Neto

"Beba água da torneira durante o Carnaval e não haverá operação STOP que o faça parar." Maria Mota

"A água da torneira está para a família como o Pai Natal está para as crianças. ACREDITAMOS." Tiago Miguel Correia Carril

"Serviço e água de qualidade é fornecido pela vossa entidade. Parabéns aos SMASTV." Luis Gomes

quinta-feira, 15 de julho de 2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010

MAIS PEDALADA COM A NOSSA ÁGUA



DE 7 A 11 DE JULHO DE 2010
33.º GRANDE PRÉMIO INTERNACIONAL
DE CICLISMO DE TORRES VEDRAS
TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Profissões da Água - Coordenadora Técnica da Secção de Gestão e Apoio a Utentes D. Olga Figueira

1 - O que é ser Coordenadora Técnica da Secção de Apoio e Gestão do Utente?
Ser Coordenadora Técnica da Secção de Gestão e Apoio a Utentes, é ter a responsabilidade de assegurar o atendimento personalizado dos utentes/clientes no âmbito da contratação de serviços no domínio das atribuições dos SMAS, tendo em vista garantir a qualidade do serviço a prestar e coordenar todas as medidas e procedimentos que lhe são inerentes.

2 - Estas perguntas foram feitas pelo Director-Delegado Eng.º João Maria Duarte Silva. A Secção que dirige é o “rosto” dos SMAS perante o publico que demanda a Sede. Que preparação técnica e sobretudo humana, entende que devem ter os funcionários que atendem público muito variado? As dificuldades de relacionamento são muitas? E de que género?
A preparação técnica dos funcionários que atendem público passa pelos cursos de formação, nomeadamente cursos de atendimento ao público e cursos de gestão de conflitos.
A nível humano, os funcionários que prestam serviço no atendimento têm que ser pessoas que gostem do contacto com o público e dotadas de determinados valores, nomeadamente: racionais, empenhadas, humildes, sensatas e que saibam essencialmente ouvir o que o cliente/utente tem para dizer, assim todo o processo de atendimento é facilitado.
Pelo que acabo de mencionar, e encontrando estas qualidades nas minhas colegas de Secção, as dificuldades de relacionamento com os utentes são praticamente nulas, regra geral o relacionamento é muito bom.

3 - Quantos utentes/consumidores existem nos SMASTV?
Nos SMAS existem sensivelmente cerca de 40 000 consumidores.


4 - Por dia em média quantos utentes procuram o atendimento presencial?
Em média por dia efectuamos cerca de 70 atendimentos presenciais. É de realçar que além do atendimento presencial, também dispomos do atendimento por telefone, e-mail, fax, carta e balcão digital, e posso adiantar que são muitos os utentes que utilizam estas vias de comunicação.

5 - No atendimento ao público não deve existir um dia igual a outro, já presenciou alguma história, reclamação, engraçada e que possa partilhar?
Sim é verdade, no atendimento ao público não existe um dia igual ao outro, existem dias em que o atendimento é muito complicado e nesses dias é quando todos os problemas surgem, todos os clientes vêem com problemas complexos para resolver.
No entanto também reconheço que embora seja um serviço que requer muito de nós mesmas, é também bastante compensatório porque faz-nos sentir realizadas e satisfeitas quando conseguimos resolver os problemas dos utentes/clientes.
É óbvio que já presenciei histórias e reclamações engraçadas, posso partilhar por exemplo:
" Certo dia uma Senhora , dirigiu-se aos SMAS para efectuar uma reclamação de um serviço prestado, a senhora expôs a sua reclamação, mas nunca me deixou falar, não dava mesmo oportunidade, e então ao fim de algum tempo sempre a reclamar, lá consegui acalmar a Senhora, explicando que se tinha enganado na Instituição, pois o serviço prestado que reclamava nada tinha haver com os SMAS."


6 - Que melhorias gostaria de ver implementadas na secção que dirige para melhorar o serviço de atendimento?
Temos as ferramentas necessárias. A maior dificuldade prende-se com questões técnicas, é usual o cliente fazer perguntas mais especificas sobre a execução dos serviços, e seria útil existir mais diálogo entre nós e os técnicos, para estarmos mais informadas, inclusive até das obras que estão a ser executadas pelos SMAS.


7 - Gostaria de experimentar o trabalho de outra secção? Se sim, qual? 
Já tenho feito esta pergunta a mim mesma. Sou funcionária desta casa à 23 anos, ao longo destes anos passei por várias Secções, o que para mim foi uma mais valia, aprendi muito. Encontro-me na Secção de Gestão e Apoio a Utentes à 10 anos, e sem dúvida alguma é nesta Secção que eu me sinto mais realizada profissionalmente, gosto do contacto com o público, é enriquecedor e aprende-se muito tanto a nível humano como social, portanto a minha resposta é não, gosto bastante do trabalho que desempenho.

8 – Diga que palavras ou sensações este símbolo (símbolo dos SMASTV) lhe sugere?
Sinónimo de organização, empenho e progresso em prol das necessidades colectivas da população do Concelho de Torres Vedras. A nível afectivo diz-me muito, foi o meu primeiro emprego, onde eu cresci como profissional e pessoa, tenho orgulho e respeito por fazer parte desta entidade.

9 - Se lhe pedisse para se auto-descrever utilizando apenas 5 palavras, quais escolheria?
Humilde, empenhada, organizada, responsável e sensata.

10 – Quem é o próximo profissional da água que vamos entrevistar?
O responsável pelo Sector de Construção de Infra-estruturas de Abastecimento de Água – Sr. Leontino.

11 - Gostaria de lhe colocar alguma questão? Qual?
Tendo a Secção de Gestão e Apoio a Utentes, uma grande interligação com o Sector pelo qual é responsável, e sendo a minha Secção o “rosto” dos SMAS perante o publico que demanda a Sede, a Secção que dirige é também um dos “rostos” dos SMAS perante o cliente/utente no exterior. Quais as maiores dificuldades com que se depara no dia a dia? Qual a opinião externa que os clientes/utentes têm em relação aos serviços prestados pelos SMAS? Na sua opinião sentem-se satisfeitos?

 

O primeiro a ser entrevistado foi o Administrador Residente dos SMAS de Torres Vedras Dr. Sérgio Simões. O segundo a ser entrevistado foi o Director-Delegado Eng.º João Maria Duarte Silva. A terceira a ser entrevistada foi a Coordenadora Técnica da Secção de Gestão e Apoio a Utentes D. Olga Figueira. O próximo a ser entrevistado é o Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção de Infra-estruturas de Abastecimento de Água Sr. Leontino Lourenço.



Ele vai responder à pergunta da Coordenadora Técnica da Secção de Gestão e Apoio a Utentes, às perguntas do Salpico e também às tuas!


Coloca as tuas questões (adiciona um comentário ou envia um e-mail para servico.pedagogico.agua@smastv.pt) e se possível, refere a tua idade e o nome do local vives.

terça-feira, 6 de julho de 2010

MENSAGEM NA GARRAFA

A Gotinha de Água PIROLITA e a Tartaruga TERRA.
A mensagem contida na gotinha PIROLITA:

UMA SURPRESA COM MEMÓRIA DO FUNDO DO MAR

Nesta tarde fomos convidados a ir ao Jardim de Infância de Campelos para recebermos 2 prendas surpresa. A Tartaruga Terra e uma Gotinha Pirolita com uma mensagem que nos traz à memória, o dia em que fomos ver o fundo do mar.
Agradecemos a todos os meninos, meninas, à Educadora Luisa e à Auxiliar Dália. Podemos dizer-vos que esta surpresa teve um sabor muito especial. E já agora, queremos que a vossa mensagem chegue a muitas pessoas, por isso vamos colocá-la neste blogue..."Quem encontrar esta mensagem tem de nos ajudar a proteger os peixes...", espreitem a mensagem...