quinta-feira, 31 de maio de 2012

JOGOS DE ÁGUA - Pascal Pierrey

Amanhã é dia da criança e para todas as nossas crianças pequenas e grandes aqui fica como sugestão, este livro que contém 100 JOGOS desaconselhados a franganotes molhados!
Editado em Portugal por Publicações Dom Quixote, da colecção "Partida . Jogada . Fugida!", contém tudo o que se pode fazer com a água, sozinho ou com amigos, em três níveis:
Pluf 1, a gota! Tu ficas seco ou quase!
Pluf 2, o charco! Enfrentas a tempestade!
Pluf 3, a vaga! Veste o teu fato de banho!
Diverte-te no teu dia no meio da humidade, na piscina, na praia, no rio, com uma mangueira, com um copo de água...sem desperdiçar água!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A frase com água do mês de Maio de 2012

Esta é a frase que o jurí escolheu este mês:

"água leva
água lava
água brava
água quêda
água rega
água
aguarela" Eugénia Lopes

 

Este mês o livro que temos para oferecer é "A PRAÇA [Torres Vedras]", uma publicação cheia de fotografias e memórias da antiga Praça de Torres Vedras.

Por último, agradecemos a todos os participantes e informamos que até dia 25 de Junho de 2012 podem concorrer, escrevendo a vossa frase com água no cupão disponível para o efeito no atendimento dos SMAS de Torres Vedras, ou enviando a vossa frase com água por e-mail (servico.pedagogico.agua@smastv.pt), ou por correio (para: SMAS de Torres Vedras, Rua da Electricidade, 2560-316 Torres Vedras).

terça-feira, 29 de maio de 2012

Edital do 1.º Trimestre de 2012

O edital foi elaborado tendo em conta a Recomendação ERSAR n.º 3/2011 e resume os resultados do controlo analítico da água distribuída no Concelho de Torres Vedras no período de 1 de Janeiro a 31 de Março de 2012 (1.º trimestre de 2012) das cinco Zonas de Abastecimento do PCQA (Programa de Controlo da Qualidade da Água) 2012 aprovado pela ERSAR e os parâmetros conservativos analisados nos pontos de entrega pelas entidades gestoras em alta (Águas do Oeste, SA: Águas de Alenquer, SA e Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço).
(clique sobre a imagem para ver com detalhe)

Além do controlo obrigatório, os SMAS de Torres Vedras, têm um programa complementar, denominado Controlo Operacional, cujos resultados do 1.º Trimestre de 2012 são os seguintes:

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Conhece a água que bebe? CUIDE DE SI! Beba água com qualidade.

O consumo de água proveniente de fontanários não ligados à rede pública, minas, nascentes e poços pode provocar doenças como: gastroenterites (diarreias, febre, vómitos); hepatite A, cólera... 

A água da rede pública é uma água potável, controlada regularmente pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras e Águas do Oeste, e vigiada pelo Centro de Saúde e que oferece garantias de eleveda qualidade.

Nenhum produto é controlado com uma periodicidade tão elevada e com tanto rigor como a água das redes públicas.

Qualquer que seja a sua proveniência, raramente a água captada em meio natural pode ser distribuída sem tratamento.

A água proveniente de poços, furos, fontanários não ligados à rede pública ou nascentes pode ter um bom aspecto ou mesmo um sabor agradável, mas ser imprópria para consumo humano por estar contaminada por microorganismos invisíveis.

Os pesticidas, nitratos e bactérias podem facilmente contaminar as águas de poços, furos, fontanários não ligados à rede pública ou nascentes, não se alterando a transparência, cor, cheiro ou paladar.

Como muitas substâncias nocivas à saúde não têm gosto, cor ou cheiro, é necessário controlar regularmente a qualidade destas águas.

Uma vez que as águas da maior parte dos poços particulares, furos, dos fontanários não ligados à rede pública ou das nascentes não são sujeitas a controlos de qualidade regulares, devido à insuficiência de meios e custos elevados, o seu consumo é desaconselhável, assim, recomenda-se a utilização apenas de água da rede pública.

Se na sua propriedade tiver uma destas fontes de água, deve efectuar o controlo da sua qualidade de 6 em 6 meses, num laboratório acreditado.

Se tiver de recorrer a abastecimentos de água alternativos, com qualidade de água desconhecida recomenda-se pelo menos os seguintes cuidados adicionais, antes do seu consumo:
- ferver a água durante 10 minutos, num recipiente tapado. Após ser fervida, devem adicionar-se algumas gotas de limão à água, que seguidamente deve ser colocada em recipiente próprio, tapado, em local fresco, e consumida no espaço de um dia.
- desinfectar a água com produtos à base de cloro, utilizando solutos de hipoclorito de sódio, sem corantes nem detergentes, na dose de 10 gotas por litro.

A utilização de águas impróprias para o banho ou fins recreativos poderá provocar riscos para a saúde, tais como: dermatites (urticárias); irritação dos olhos e conjutivites; otites; gastroenterites (náuseas, vómitos, cólicas abdominais, diarreias).


quarta-feira, 9 de maio de 2012

A aula da Maria

A aula da Maria aconteceu no dia 16 de Fevereiro de 2012 no Jardim Escola João de Deus de Torres Vedras. Nesse dia os 28 colegas ouviram a professora Maria Fonseca falar sobre a "A Poluição da Água". Primeiro apresentou os dados da água limpa no Mundo e de seguida as muitas maneiras como a água pode ser contaminada.
Alertou para o que pode acontecer se não tivermos cuidado com a água e como podemos poupar este bem precioso e indispensável.
Este é o video da apresentação feita pela Maria com ajuda do pai:
video


Quem teve o privilégio de assistir a esta aula, de certeza, não vai esquecer que a Água é muito importante.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A ÁGUA - KIDIDOC - EdiCare

Este é um livro para ler com os olhos e com as mãos e que fala de Água do princípio ao fim, estes são os principais tópicos:
Que Água!
A Água e a Vida!
A Água e todas as suas forma
O Ciclo da Água
As Águas extraordinárias
Viver na Água
Demasiada Água / Insuficiente
Água no subsolo
A força da Água
Água corrente
Lendas de Água