segunda-feira, 7 de junho de 2010

Profissões da Água - Director Delegado dos SMAS de Torres Vedras Eng. João Maria Duarte Silva

1 - O que é ser um Director-Delegado?
Ser Director Delegado dos SMAS de Torres Vedras, é dirigir e orientar a actividade dos SMAS em situações presentes e planeadas, em observância à delegação de poderes que me foi concedida pelo Conselho de Administração dos SMAS. Naturalmente que à vertente técnica e financeira dessa direcção, há que juntar os aspectos humanos inerentes, já que sempre entendi que as pessoas são a parte mais importante de uma organização.
2 - Esta pergunta foi feita pelo Administrador Dr. Sérgio Simões. Porque razão quis vir para os SMASTV?
Para se entender a razão pela qual eu optei por vir trabalhar para os SMAS de Torres Vedras, há que recuar a meados da década de 90 e inicio da década de 2000, onde durante 11 anos fui Director do Departamento de Saneamento da Câmara Municipal de Lisboa e Director da Delegação de Tomar da Empresa Águas do Centro do grupo Águas de Portugal. Foram cargos que a par do trabalho em gabinete, me aproximaram do munícipe em si, através das obras novas ou de manutenção e reparação. Trabalhar para as pessoas e ajudar a resolver-lhes os problemas é estimulante. De regresso a Lisboa estive 1 ano no INAG. Gostei mas faltava o “terreno”. A hipótese SMAS de Torres Vedras surgiu através de um colega. Disponibilizei-me. O convite surgiu. Aceitei de imediato. Já lá vão quase 3 anos e não estou arrependido.
3 - Quais são as principais dificuldades que se depare na sua função?
A maior dificuldade é fazer com os vários sectores dos SMAS colaborem uns com os outros num jogo de equipa. De facto, hoje em dia, não ganha quem for individualista, mas sim quem fizer jogo de equipa.
4 - Tem algum momento marcante para nos contar do trabalho que você faz?
Já foram vários, mas o momento mais marcante ainda está para vir. Quero com isto dizer que o atingir da excelência deve estar sempre no nosso horizonte, mesmo sabendo que não se alcança. Como costumo dizer, o importante é em cada dia que passa, aprender uma coisa nova.
5 - De onde vem a água dos SMASTV?
A água dos SMAS é proveniente em praticamente 100% do sistema da Águas do Oeste. Vem já com um tratamento adequado que depois é corrigido e afinado pelos SMAS.
6 - Qual a % de saneamento e de tratamento das águas residuais do concelho de Torres Vedras?
Com redes de esgoto separativas, ou seja esgoto doméstico e água da chuva em canos separados, está servida cerca de 70% da população do Concelho. 20 % tem rede unitária, ou seja esgoto doméstico e água de chuva no mesmo cano. Os restantes 10% da população, recorre a soluções de fossas ou manda o esgoto directo para linhas de água. De referir que com as obras de saneamento que actualmente estão a decorrer no Concelho, ficaremos com quase 98% da população servida com redes separativas e os outros 2% recorrerá a fossas, eliminando-se as descargas directas em linhas de água. O tratamento dos esgotos do Concelho é da responsabilidade da empresa Águas do Oeste, sendo que se pensa passar muito brevemente dos cerca de 67% de esgoto tratado, para cerca de 95%.
7 - Que balanço faz do Serviço Pedagógico da Água?
Possuir um Serviço Pedagógico da Água é hoje em dia fundamental para qualquer entidade gestora de um sistema de abastecimento de água. Nos SMAS de Torres Vedras assim é também. Vincadamente vocacionado para o publico jovem, o SPA dos SMAS tem transmitido correctamente a ideia básica de que a água é importante e tem de ser poupada, sob pena de um dia faltar. E nota-se que a mensagem tem passado. O balanço da actividade do SPA é muito positivo.
8 – Diga que palavras ou sensações este símbolo (símbolo dos SMASTV) lhe sugere?
Recorda-me que estamos perante uma das 5 melhores águas que se servem em Portugal, e que isso só se consegue com organização, consciência cívica e uma grande entrega de todos os funcionários dos SMAS.

9 - Se lhe pedisse para se auto-descrever utilizando apenas 5 palavras, quais escolheria?
Só cinco? Então vá lá (por ordem alfabética). Activo, Disciplinado, Empenhado, Racional e Social.
10 – Quem é o próximo profissional da água que vamos entrevistar?
A Olga Figueira, Chefe da Secção de Apoio e Gestão do Utente.
11 - Gostaria de lhe colocar alguma questão? Qual?
A Secção que dirige é o “rosto” dos SMAS perante o publico que demanda a Sede. Que preparação técnica e sobretudo humana, entende que devem ter os funcionários que atendem público muito variado? As dificuldades de relacionamento são muitas? E de que género?
O primeiro a ser entrevistado foi o Administrador Residente dos SMAS de Torres Vedras Dr. Sérgio Simões. O segundo a ser entrevistado foi o Director-Delegado Eng.º João Maria Duarte Silva. A próxima a ser entrevistada é a Chefe da Secção de Apoio e Gestão do Utente D. Olga Figueira.
Ela vai responder à pergunta do Director-Delegado, às perguntas do Salpico e também às tuas!


Coloca as tuas questões (adiciona um comentário ou envia um e-mail para servico.pedagogico.agua@smastv.pt) e se possível, refere a tua idade e o nome do local vives.

Sem comentários:

Enviar um comentário