segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Profissões da Água - Técnica Superior de Recursos Humanos da Divisão Administrativa Dra. Marta Cunha

1 - O que é ser Técnica Superior de Recursos Humanos da Divisão Administrativa?
Ser Técnica Superior de Recursos Humanos é colaborar, em termos gerais, com a Divisão Administrativa e com a Secção de Recursos Humanos, no que diz respeito aos recursos humanos dos SMAS. Para além disso, é fazer ainda outras actividades que lhe sejam solicitadas, como candidaturas ao QREN ou esclarecimentos, que é o que estou a fazer neste momento.

2 – O que representa ser trabalhador de uma autarquia?
Uma autarquia visa a satisfação das necessidades da sua população em geral em diversas vertentes e distintas entre si. No entanto, os SMAS, em particular, visam, nomeadamente, a satisfação de necessidades básicas, como é levar água de qualidade às populações e oferecer um serviço que visa, essencialmente, a higiene pública no âmbito do saneamento básico.
Ser trabalhadora de uma autarquia ou mais concretamente ser trabalhadora dos SMAS representa, basicamente, colaborar em termos gerais, para a prossecução do interesse público, no que se refere com a actividade dos SMAS.

3 – Quais são as principais dificuldades que se depara na sua função e qual é a tarefa que mais gosta de desempenhar?
As maiores dificuldades prendem-se muitas vezes com colocar em prática as normas legislativas que vão sendo publicadas, no que se refere, obviamente, a recursos humanos e obter a compreensão dos trabalhadores para esse efeito. Considero que nem sempre é fácil para os trabalhadores conseguirem fazer a distinção entre o que é imperativo legal e o que são as exigências dos SMAS, pelo que, muitas vezes, esta é uma situação que pode gerar algumas divergências.

4 - O seu trabalho é individual ou de grupo? Como se relaciona com os seus colegas?
Tanto trabalho em grupo como individualmente, dependendo do trabalho a desenvolver. Mas posso dizer que trabalho muitas vezes com a Chefe da Divisão Administrativa, Drª Regina Nifrário Tavares e com a Coordenadora Técnica da Secção de Recursos Humanos, Manuela Varatojo. Considero que, em termos gerais, me dou bem com todos os colegas sem excepção.

5 - Que melhorias gostaria de ver implementadas na divisão onde está inserida?
Basicamente, gostaria que as coisas fossem menos burocráticas. No entanto, os procedimentos na administração pública, em geral, são burocráticos pelo que, internamente, nem sempre é possível desburocratizar de forma a agilizar procedimentos.

6 - Gostaria de experimentar o trabalho de outra secção/divisão? Se sim, qual?
Desde que entrei para os SMAS, há já 11 anos, que passei por algumas secções. Actualmente, estou afecta à Divisão Administrativa e estou satisfeita com o trabalho que é desenvolvido, pelo que, não equaciono trabalhar noutra secção/divisão.

7 – Lembra-se de alguma situação marcante, ou engraçada, para nos contar referente ao trabalho que desempenha?
Certo dia estava a colaborar com o Salpico e tínhamos uma actividade na Escola Padre Francisco Soares. Íamos 4 mulheres no carro e ao descer a Rua António Augusto Cabral, uma colega lembrou-se que podíamos entrar no portão lateral da Escola Secundária Madeira Torres, porque, supostamente, teria ligação com a Escola Padre Francisco Soares. Claro que andámos às voltas com o carro e as escolas não tinham ligação entre si. O mais engraçado foi que ao querermos sair, nos deparámos com a cancela, que se encontra à entrada do portão, fechada. Três colegas saíram do carro – eu estava a conduzir – e tentaram abrir a cancela e procurar alguém, mas ninguém aparecia. Já estávamos a pensar telefonar a 2 colegas que tinham ido noutro carro, quando surge um carro atrás de nós com um comando na mão que permitia abrir a cancela e lá fomos nós, voámos para dentro do carro e com grandes salamaleques agradecemos ao senhor.
8 – Diga que palavras ou sensações este símbolo (símbolo dos SMASTV) lhe sugere?
O símbolo dos SMASTV representa uma instituição que trabalha em prol da população do concelho de Torres Vedras, tendo em vista a qualidade do serviço prestado, quer seja em termos de qualidade da água, como em termos de atendimento. Considero que os esforços vão no sentido de, cada vez mais, tentar proporcionar um serviço de excelência.

9 - Se lhe pedisse para se auto-descrever utilizando apenas 5 palavras, quais escolheria?
Considero que sou uma pessoa teimosa, amiga, sociável, comunicativa e solidária.

10 – Quem é o próximo profissional da água que vamos entrevistar?
Proponho a Técnica Superior, Engª Marta Cristina Alves Rodrigues.

11 – Gostaria de lhe colocar alguma questão?
Considerando que a Engª Marta Rodrigues vai em regime de mobilidade para a Câmara Municipal de Torres Vedras, gostaria de lhe colocar a seguinte questão:
Atendendo a que em breve terá novos desafios profissionais, do que é que vai ter mais saudades?

O 1.º a ser entrevistado foi o Administrador Residente dos SMAS de Torres Vedras Dr. Sérgio Simões. O 2.º a ser entrevistado foi o Director-Delegado Eng.º João Maria Duarte Silva. A 3.ª a ser entrevistada foi a Coordenadora Técnica da Secção de Gestão e Apoio a Utentes D. Olga Figueira. O 4.º a ser entrevistada foi o Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção de Infra-estruturas de Abastecimento de Água Sr. Leontino Lourenço. O 5.º a ser entrevistado foi o Chefe de Divisão de Obras Eng. Afonso Umbelino. O 6.º a ser entrevistado foi o Assistente Técnico (Desenhador) do Sector de Desenho e Cadastro Sr. Ildefonso Neves Pascoal. O 7.º a ser entrevistado foi o Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção e Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. Domingos Santos. O 8.º a ser entrevistado foi o Assistente Operacional do Sector de Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. Jacinto Duarte. O 9.º a ser entrevistado foi o Assistente Operacional do Sector de Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. José Orlando. A 10.º a ser entrevistada foi a Técnica Superior de Recursos Humanos Dra. Marta Cunha. A próxima a ser entrevistada é a Técnica Superior Eng. Marta Cristina Alves Rodrigues.

Ela vai responder às perguntas do Salpico e também às tuas!

Coloca as tuas questões (adiciona um comentário ou envia um e-mail para servico.pedagogico.agua@smastv.pt) e se possível, refere a tua idade e o nome do local vives.

Sem comentários:

Enviar um comentário