sexta-feira, 11 de maio de 2012

Conhece a água que bebe? CUIDE DE SI! Beba água com qualidade.

O consumo de água proveniente de fontanários não ligados à rede pública, minas, nascentes e poços pode provocar doenças como: gastroenterites (diarreias, febre, vómitos); hepatite A, cólera... 

A água da rede pública é uma água potável, controlada regularmente pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras e Águas do Oeste, e vigiada pelo Centro de Saúde e que oferece garantias de eleveda qualidade.

Nenhum produto é controlado com uma periodicidade tão elevada e com tanto rigor como a água das redes públicas.

Qualquer que seja a sua proveniência, raramente a água captada em meio natural pode ser distribuída sem tratamento.

A água proveniente de poços, furos, fontanários não ligados à rede pública ou nascentes pode ter um bom aspecto ou mesmo um sabor agradável, mas ser imprópria para consumo humano por estar contaminada por microorganismos invisíveis.

Os pesticidas, nitratos e bactérias podem facilmente contaminar as águas de poços, furos, fontanários não ligados à rede pública ou nascentes, não se alterando a transparência, cor, cheiro ou paladar.

Como muitas substâncias nocivas à saúde não têm gosto, cor ou cheiro, é necessário controlar regularmente a qualidade destas águas.

Uma vez que as águas da maior parte dos poços particulares, furos, dos fontanários não ligados à rede pública ou das nascentes não são sujeitas a controlos de qualidade regulares, devido à insuficiência de meios e custos elevados, o seu consumo é desaconselhável, assim, recomenda-se a utilização apenas de água da rede pública.

Se na sua propriedade tiver uma destas fontes de água, deve efectuar o controlo da sua qualidade de 6 em 6 meses, num laboratório acreditado.

Se tiver de recorrer a abastecimentos de água alternativos, com qualidade de água desconhecida recomenda-se pelo menos os seguintes cuidados adicionais, antes do seu consumo:
- ferver a água durante 10 minutos, num recipiente tapado. Após ser fervida, devem adicionar-se algumas gotas de limão à água, que seguidamente deve ser colocada em recipiente próprio, tapado, em local fresco, e consumida no espaço de um dia.
- desinfectar a água com produtos à base de cloro, utilizando solutos de hipoclorito de sódio, sem corantes nem detergentes, na dose de 10 gotas por litro.

A utilização de águas impróprias para o banho ou fins recreativos poderá provocar riscos para a saúde, tais como: dermatites (urticárias); irritação dos olhos e conjutivites; otites; gastroenterites (náuseas, vómitos, cólicas abdominais, diarreias).


Sem comentários:

Enviar um comentário