quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Profissões da Água - Assistente Técnico (Desenhador) do Sector de Desenho e Cadastro Sr. Ildefonso Neves Pascoal


1 - O que é ser Assistente Técnico (Desenhador) do Sector de Desenho e Cadastro?
A minha função como desenhador do Sector Desenho e Cadastro é a de organizar e actualizar a rede de esgotos do concelho ; dar resposta aos pedidos de informação do Sector de Obras Particulares e atender os utentes que se deslocam ao gabinete para obtenção de plantas ou informações sobre a rede de água e saneamento.

2 - Esta pergunta foi feita pelo Chefe de Divisão de Obras Eng. Afonso Umbelino. "Acha que um desenhador dos SMAS tem todas as condições para desempenhar perfeitamente as suas funções? Se não, quais?"
“...nunca me engano e raramente tenho dúvidas“ contrariamente às afirmações do então Primeiro Ministro, penso que é quase impossível desempenhar na perfeição as funções que nos propõem. Existem sempre lacunas.
Direi que me sinto minimamente satisfeito com as condições existentes para a concretização do meu trabalho.

3 - O seu trabalho é individual ou de grupo? Como se relaciona com os seus colegas?
O meu trabalho é o resultado da sequência dada aos levantamentos topográficos dos meus colegas, quer na actualização do cadastro quer para a elaboração dos projectos de rede de esgotos.
Quanto ao relacionamento com os colegas, penso que é normal, de franca colaboração sempre que solicitado.

4 - Das suas funções qual é a tarefa que mais gosta de desempenhar?
A minha preferência vai para a elaboração de projectos de cálculo e desenho de perfis de esgotos.
Aproveito este espaço para prestar a minha singela homenagem ao Engª Paulo Mota, responsável pela criação do programa de desenho e cálculo de perfis, com quem mantive uma ligação profissional frequente e muito profícua e a quem devo, em parte, a simplificação do meu trabalho.

5 - Qual a sua recompensa diária pelo serviço que presta?
A minha recompensa diária é de ver que os utentes que servimos saem satisfeitos com o nosso atendimento e a satisfação do dever cumprido para com o serviço da entidade que represento.



6 - Que melhorias gostaria de ver implementadas no sector onde está inserido?
Gostaria que todos os troços executados de águas residuais fossem transmitidos ao Gabinete de Estudos para o seu posterior arquivamento.



7 - Gostaria de experimentar o trabalho de outra secção? Se sim, qual?
Apesar da fraca compensação remuneratória que os desenhadores auferem, penso que não, já que me sinto bem onde estou e gosto do que faço.



7 – Diga que palavras ou sensações este símbolo (símbolo dos SMASTV) lhe sugere?
Mais importante do que o logótipo dos SMAS é a qualidade do serviço que prestamos em defesa de um bem público no interesse da população.
A importância da água no futuro é tão grande que penso que todos os munícipes podem contribuir para a preservação e defesa deste bem público.



8 - Se lhe pedisse para se auto-descrever utilizando apenas 5 palavras, quais escolheria?
Deixo esse “julgamento” à opinião dos colegas que há anos diariamente comigo se cruzam no local de trabalho.



10 – Quem é o próximo profissional da água que vamos entrevistar?
O próximo entrevistado será o Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção e Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. Domingos Santos.



11 - Gostaria de lhe colocar alguma questão? Qual?
Face ao cada vez mais reduzido numero de operários para resolver rapidamente as inúmeras solicitações dos munícipes, que sugestão gostaria de fazer à Administração?

Por último, Salpico ainda te quero partilhar contigo uma história engraçada.
"Certo dia no meu posto de trabalho sugeri a uma utente que me auxiliasse na localização da sua casa numa planta exposta no monitor.
Tentando ajudar a Srª referiu, apontando para o monitor, que a sua casa tinha um portão verde…
Ao que contrapus de que ali não aparecia o seu portão.
- Mas ainda há pouco saí de casa e o portão estava lá ! (Respondeu-me ela)."


O primeiro a ser entrevistado foi o Administrador Residente dos SMAS de Torres Vedras Dr. Sérgio Simões. O segundo a ser entrevistado foi o Director-Delegado Eng.º João Maria Duarte Silva. A terceira a ser entrevistada foi a Coordenadora Técnica da Secção de Gestão e Apoio a Utentes D. Olga Figueira. O quarto a ser entrevistada foi o Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção de Infra-estruturas de Abastecimento de Água Sr. Leontino Lourenço. O quinto a ser entrevistado foi o Chefe de Divisão de Obras Eng. Afonso Umbelino. O sexto a ser entrevistado foi o Assistente Técnico (Desenhador) do Sector de Desenho e Cadastro Sr. Ildefonso Neves Pascoal. O próximo a ser entrevistado é o Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção e Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. Domingos Santos


Ele vai responder à pergunta do Assistente Técnico (Desenhador) do Sector de Desenho e Cadastro, às perguntas do Salpico e também às tuas!

Coloca as tuas questões (adiciona um comentário ou envia um e-mail para servico.pedagogico.agua@smastv.pt) e se possível, refere a tua idade e o nome do local vives.

Sem comentários:

Enviar um comentário