quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pinguinhas Micaela e Daniela

No dia 3 de Novembro de 2009, a Daniela Santos e a Micaela Carvalho, da turma D, do 12.º ano, da Escola Secundária Henriques Nogueira, vieram falar connosco sobre a água e do trabalho que tinham que realizar no âmbito da disciplina de Área de Projecto.

No dia 26 de Novembro de 2009, na biblioteca da escola, apresentaram um teatro infantil aos alunos do 2.º ano da Escola do Avião.

Transcrevo literalmente esta parte do e-mail que nos enviaram "...o teatro dirigido especialmente a crianças foi muito gratificante e correu muito bem. A nossa professora de A.P. gostou imenso e todos os que assistiram também. Os meninos até nos disseram “Daniela, Micaela, eu não gostei do vosso teatro, eu adorei”, foram estas palavras que nos marcaram e que queríamos transmitir-vos uma vez que vocês nos apoiaram e nos ouviram quando fomos aí." . Aproveito para divulgar algumas fotografias vossas desse dia e o vosso Guião do Teatro "ÁGUA - Recurso Imprescindível para a Vida".

ÁGUA
Recurso Imprescindível para a Vida


MICAELA – Finalmente, cheguei à Ilha! Oh, mas vocês chegaram primeiro que eu. Estou a ver que também ouviram falar do tesouro. Sabem, é que durante a minha navegação encontrei esta garrafa com um mapa do tesouro! Mas há um problema, não sei ler este mapa. Algum de vocês me quer ajudar?
(Micaela com a ajuda de uma das crianças encontra o baú)
DANIELA – Mas o que é que se passa aqui?
MICAELA – Eu e o meu novo amiguinho encontrámos um baú, queres-te juntar a nós nesta aventura?
DANIELA – Não, o baú é meu, não têm nada que lhe mexer, eu encontrei-o primeiro.
MICAELA – Ah desculpa, mas nós não fizemos de propósito.
DANIELA – Eu já disse: eu encontrei o baú primeiro, eu é que vou abri-lo, por isso saiam da frente, dêem-me espaço!
(Micaela mete o baú no chão e Amiguinho volta ao lugar)
MICAELA – Pronto está bem, abre tu.
(Micaela vira costas e vai-se embora)
DANIELA – Mas o que é isto? Garrafas de água? Isto é que é um tesouro? Tanto mistério para isto?
MICAELA – O quê? Ouvi bem? Disseste água?
(Micaela vira-se rapidamente para o baú)

DANIELA – Sim, mas vou deitar isto tudo para o lixo, não serve para nada, ah...ah... Chamam a isto um tesouro?

MICAELA – Serve sim, não deites isso para o lixo! Sabes que a água é uma preciosidade, todos nós precisamos dela para viver, é um verdadeiro tesouro!
DANIELA – Isso é uma treta, se queres ficar com o teu tesouro então tenta apanhar-me ah, ah, ah...
(Daniela corre pela sala e a Micaela tenta apanhá-la)
MICAELA – Ei, espera lá, há aqui qualquer coisa dentro!
DANIELA – Ai há?
MICAELA – Olha, são livros!
DANIELA – Livros? Mas o que é que esses livros têm?

MICAELA – Espera que eu vou ver!

(Micaela desfolha o livro)

MICAELA – Ah, que giro!

DANIELA – Mas o que é que foi agora?

MICAELA - Tem informações e actividades sobre a água. Senta-te aqui comigo, vamos ver isto juntas com os nossos amiguinhos.

DANIELA – Não, eu não quero saber disso.

MICAELA – Oh, porque? Vá lá, vê connosco é importante

DANIELA – Está bem, vamos lá ver o que isso tem de importante.

(Micaela lê a primeira página do livro)
MICAELA – Agora é a tua vez, lê tu.

(Daniela lê um bocado, em voz baixa)

MICAELA – Não tenhas vergonha, lê para nós.

DANIELA – Não é ter vergonha, eu é que não percebo nada do que diz aqui.

MICAELA – Eu e os nossos amiguinhos ajudamos-te.

(Depois da leitura do livro e a última pergunta do livro…)

DANIELA – Mas afinal porquê que a água é um tesouro?

MICAELA – Porque mata a sede, porque lavamos a loiça com ela, ou regamos as flores com ela.

DANIELA – Hum, muito interessante, e para vocês amiguinhos porque é que a água é importante?

(Amiguinhos respondem)

MICAELA – E se escrevêssemos as ideias de cada um naquela folha gigante?

DANIELA – Parece-me uma excelente ideia, pirata.

MICAELA – Então venham atrás de mim, mas um de cada vez e de forma ordenada.

DANIELA – Oh pirata, enquanto estás aí com os meninos a escrever as ideias, o que achas de os restantes fazerem um desenho sobre este tesouro: a água?

MICAELA – Sim, Sim, parece-me bem!



(Depois das actividades realizadas)

MICAELA – Amiguinhos agora os nossos colegas vão eleger o melhor desenho feito por vós, e o autor do melhor desenho receberá este livrinho que estivemos a ler.

(Depois de entregar o livrinho…)

DANIELA – Sabes pirata, hoje aprendi muita coisa sobre a água e agradeço-vos por me terem ajudado a perceber como a água é tão importante nas nossas vidas!

MICAELA – Vês, eu bem te disse que a água era um tesouro muito importante para nós, é realmente um maravilhoso mundo!

DANIELA – Obrigada por me teres feito ver isso, és uma grande amiga pirata.



(Daniela e Micaela abraçam-se como um gesto de amizade)


Ficamos à espera de mais notícias do desenvolvimento do vosso projecto ao longo do ano lectivo.

9 comentários:

  1. Estás linda Daniela eheheh
    Beijinho Vanessa Cruz

    ResponderEliminar
  2. Fantástico! Temos talentos para fazer castings.Beijinhos e muita boa sorte.Estão o máximo!!!Célia Bento

    ResponderEliminar
  3. Parabéns amigas estiveram muito bem!!! Os miúdos adoraram o vosso teatro e nós também gostamos imenso. Beijinhos e continuação de bom trabalho... Ana Correia

    ResponderEliminar
  4. bem, não haja dúvida que talento não vos falta (:
    - têm um jeitinho especial para cativar as crianças :'D

    - Beijinhos para as duas!
    Cristiana Silva.

    ResponderEliminar
  5. Está muito bem feito o diálogo.
    A tua cara Daniela :)

    ResponderEliminar
  6. Parabéns e Bom trabalho meninas! beatriz lopes

    ResponderEliminar
  7. oi prima td bem cntg?
    Tens mt jeitinho pas criancas ja vi.espero k o trabalho de area de projecto tenha corrido bem.passei aqui mesmo so pa te deixar uma sms pa saber como e k te andas a portar.espero k n minha ausencia te continues a portar bem.aproveita o carnaval bem.
    va beijinhos fica bem
    primo diogo

    ResponderEliminar
  8. parabens micaela e daniela!!! Estam lindas o teatro esta muito bem.Temos que dar muito valor á agua :)

    ResponderEliminar
  9. parabens :)
    adorei o teatro deviam apresentar noutras escolas, esta muito lindo mesmo continuem!!!!

    ResponderEliminar