segunda-feira, 3 de maio de 2010

Escola Básica n.º 1 do Outeiro da Cabeça

Ao Ciclo Natural da Água acrescentámos os Usos da Água e também, infelizmente, a poluição. Os esgotos humanos não tratados são apenas uma das fontes de poluição. Outras fontes de poluição são os fumos e os esgotos não tratados das fábricas, os fumos dos escapes dos automóveis, o lixo, os incêndios, os derrames de petróleo... Os pesticidas (produtos químicos que matam os insectos) e a utilização em excesso de fertilizantes nos terrenos agrícolas também são uma ameaça séria.
Tudo isto implica que não seja seguro beber água de um poço sem saber se ela é potável. A água dos poços, dos lagos ou rios, antes de ser bebida têm de ser tratada numa ETA (Estação de Tratamento de Águas). A água limpa é armazenada em reservatórios, alguns dos alunos achavam que nunca tinham visto nenhum, mas bastava olhar pela janela da sala para  ver o Reservatório Elevado do Outeiro da Cabeça.
No Jogo da Gota, 10 equipas estiveram em jogo, a que venceu foi a da Gota Azul clarinha. Mas todas as equipas se divertiram, aqui ficam umas fotografias de algumas das provas que tiveram de superar...
O desenho da palavra "torneira" e da "neve" não deixaram qualquer dúvida.

Fazer a mímica do "rio" é que foi mais difícil.

Sem comentários:

Enviar um comentário