sábado, 7 de agosto de 2010

Profissões da Água - Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção de Infra-estruturas de Abastecimento de Água Sr. Leontino Lourenço

1 - O que é ser Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção de Infra-estruturas de Abastecimento de Água?
É ser responsável por todos os trabalhos de água no Concelho, desde ramais, contadores, reparação de roturas, etc.
Posso ainda referir que também faço atendimento aos clientes sobre todo o tipo de trabalhos respeitantes ao Abastecimento de Água.

2 - Estas perguntas foram feitas pela Coordenadora Técnica da Secção de Gestão e Apoio a Utentes D. Olga Figueira. Tendo a Secção de Gestão e Apoio a Utentes, uma grande interligação com o Sector pelo qual é responsável, e sendo a minha Secção o “rosto” dos SMAS perante o publico que demanda a Sede, a Secção que dirige é também um dos “rostos” dos SMAS perante o cliente/utente no exterior. Quais as maiores dificuldades com que se depara no dia a dia? Qual a opinião externa que os clientes/utentes têm em relação aos serviços prestados pelos SMAS? Na sua opinião sentem-se satisfeitos?
Penso que a informação dada aos clientes, nem sempre á completa. Por exemplo, o consumidor vem aos SMAS pedir um ramal de água, por vezes não informam o consumidor de que é necessário fazer também o contrato do contador.

3 - Quais são as principais dificuldades que se depara na sua função?
No que se refere às dificuldades, a maior é a falta de pessoal, falta de condutores para fazer o transporte de alguns canalizadores que não têm carta de condução.

4 – Qual a sua recompensa diária pelo serviço que presta?
A minha recompensa, é o meu trabalho diário, o qual gosto de desempenhar e o vencimento ao fim do mês que é fundamental.

5 – Quantos funcionários têm a seu cargo e como descreve o relacionamento com eles?
Entre vinte e cinco e trinta funcionários, e o relacionamento felizmente é muito bom entre mim e eles.

6 - Que melhorias gostaria de ver implementadas no sector que dirige?
A existisse um programação de trabalho com alguma antecedência, e não se fazer tudo em “cima do joelho”, como é habitual.

7 – Lembra-se de alguma situação marcante, ou engraçada, para nos contar referente ao trabalho que desempenha?
Lembro-me que aqui á alguns anos, na localidade de Cabeça Gorda, existia um tubo roto no terreno de um cliente, ao qual ele não nos deixava entrar no terreno, de forma a podermos reparar a dita rotura. Após alguma discussão o cliente foi a casa buscar uma arma, e disse-me que me dava um tiro se eu entrasse dentro da Propriedade, tive de chamar a G.N.R., que quando chegou levou o senhor para a esquadra e a arma, contudo não apresentei queixa do cliente, porque mais tarde deixou efectuar a reparação.



8 – Diga que palavras ou sensações este símbolo (símbolo dos SMASTV) lhe sugere?
É um símbolo ao qual nós funcionários já estamos habituados, mas descreve, uma entidade que é responsável, pelo abastecimento de água e saneamento a todos os munícipes deste concelho.
9 - Se lhe pedisse para se auto-descrever utilizando apenas 5 palavras, quais escolheria?
Exigente, teimoso, responsável, cumpridor e amigo.


10 – Quem é o próximo profissional da água que vamos entrevistar?

O próximo será o Engº Umbelino, Chefe de Divisão de Obras.

11 - Gostaria de lhe colocar alguma questão? Qual?
Nós falamos todos os dias, mas posso colocar a seguinte questão: "Porque é que existem tantas dificuldades em organizar o trabalho?".




O primeiro a ser entrevistado foi o Administrador Residente dos SMAS de Torres Vedras Dr. Sérgio Simões. O segundo a ser entrevistado foi o Director-Delegado Eng.º João Maria Duarte Silva. A terceira a ser entrevistada foi a Coordenadora Técnica da Secção de Gestão e Apoio a Utentes D. Olga Figueira. O quarto a ser entrevistada foi o Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção de Infra-estruturas de Abastecimento de Água Sr. Leontino Lourenço. O próximo a ser entrevistado é o Chefe de Divisão de Obras Eng. Afonso Umbelino.

Ele vai responder à pergunta do Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção de Infra-estruturas de Abastecimento de Água, às perguntas do Salpico e também às tuas!


Coloca as tuas questões (adiciona um comentário ou envia um e-mail para servico.pedagogico.agua@smastv.pt) e se possível, refere a tua idade e o nome do local vives.

Sem comentários:

Enviar um comentário