terça-feira, 7 de setembro de 2010

Profissões da Água - Chefe de Divisão de Obras Eng. Afonso Umbelino

1 - O que é ser Chefe de Divisão de Obras?
Chefe de divisão de obras é basicamente planear, e agir adequadamente a todas as solicitações e problemas que vão surgindo, tendo sempre em mente a palavra futuro.

2 - Esta pergunta foi feita pelo Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção de Infra-estruturas de Abastecimento de Água Sr. Leontino Lourenço. "Porque é que existem tantas dificuldades em organizar o trabalho?"
Julgo que será devido ao acréscimo contínuo de tubagem instalada, pois consequentemente existem mais avarias para reparar, mais contadores para instalar, mais baixas de contadores e outros trabalhos inerentes, que acabam por dificultar o planeamento das tarefas. Este avolumar de metros de tubagem em sintonia com outros factores a seguir mencionados acabam por reforçar bastante este problema, nomeadamente: a escassez de funcionários relativamente à uns anos atrás, concretamente de canalizadores, pedreiros, cabouqueiros, maquinistas e motoristas; os horários de trabalho mais reduzidos que afectam o rendimento de trabalho e a nível politico as solicitações inesperadas e urgentes dos nossos superiores hierárquicos para se fazer obras, que por vezes são bastantes. Tudo isto acaba por ser normal nos dias que decorrem, no entanto existem alturas, na verdade, de grandes dificuldades para se conseguir acudir a todas as solicitações.

3 - Qual a sua recompensa diária pelo serviço que presta?
É sentir que cumpri com os meus deveres e consequentemente que contribuí para o cumprimento dos objectivos desta instituição.


4 - Quantas obras se encontram a seu cargo actualmente?
Actualmente tenho directamente por empreitada cinco obras em curso, nomeadamente: “Execução de 400 ramais domiciliários de água em várias localidades”, “Execução de 300 ramais domiciliários de águas residuais em várias localidades”, “Prolongamentos das redes de água no concelho”, “Prolongamentos das redes de saneamento no concelho” e “Ligação do saneamento da Vala dos Ossos, junto ao rio Sizandro na cidade”. Tenho ainda duas obras cujos processos de concurso encontram-se a decorrer para adjudicação das respectivas empreitadas, nomeadamente: “Desvio da conduta adutora Carreira de Tiro/Regueiras” e “Colector de esgotos domésticos na cidade, entre a Soerad e a EE”, e por Administração Directa tenho sempre quatro obras em curso, duas de água e duas de saneamento. Portanto tenho 11 obras sob minha responsabilidade directa.


5 - Quantos funcionários tem a sua divisão e como descreve o relacionamento com eles?
A divisão de obras tem actualmente 75 funcionários. O meu relacionamento com todos eles é bom, tanto profissionalmente como pessoalmente.


6 - Que melhorias gostaria de ver implementadas na divisão?
A única brecha que gostaria de ver colmatada, embora saiba que é impossível nos dias de hoje, é a falta de pessoal para se poder agir mais rapidamente às solicitações. Esta divisão chegou a rondar os 100 funcionários.


7 - Gostaria de ser chefe de outra divisão? Se sim, qual?
Não sei porque não conheço detalhadamente as outras divisões.


8 – Diga que palavras ou sensações este símbolo (símbolo dos SMASTV) lhe sugere?
É um símbolo que me acompanha diariamente há mais de 20 anos e que me merece cada vez mais respeito.



9 - Se lhe pedisse para se auto-descrever utilizando apenas 5 palavras, quais escolheria?
Julgo que sou empenhado, responsável, amigo, transparente e humilde.

10 – Quem é o próximo profissional da água que vamos entrevistar?
Poderá ser o Ildefonso Neves Pascoal.


11 - Gostaria de lhe colocar alguma questão? Qual?
Acha que um desenhador dos SMAS tem todas as condições para desempenhar perfeitamente as suas funções? Se não, quais?



O primeiro a ser entrevistado foi o Administrador Residente dos SMAS de Torres Vedras Dr. Sérgio Simões. O segundo a ser entrevistado foi o Director-Delegado Eng.º João Maria Duarte Silva. A terceira a ser entrevistada foi a Coordenadora Técnica da Secção de Gestão e Apoio a Utentes D. Olga Figueira. O quarto a ser entrevistada foi o Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção de Infra-estruturas de Abastecimento de Água Sr. Leontino Lourenço. O quinto a ser entrevistado foi o Chefe de Divisão de Obras Eng. Afonso Umbelino. O próximo a ser entrevistado é o Assistente Técnico (Desenhador) do Sector de Desenho e Cadastro Sr. Ildefonso Neves Pascoal.


Ele vai responder à pergunta do Chefe de Divisão de Obras, às perguntas do Salpico e também às tuas!

Coloca as tuas questões (adiciona um comentário ou envia um e-mail para servico.pedagogico.agua@smastv.pt) e se possível, refere a tua idade e o nome do local vives.

Sem comentários:

Enviar um comentário