sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Profissões da Água - Assistente Operacional do Sector de Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. José Orlando

1 - O que é ser Assistente Operacional do Sector de Conservação de Infraestruturas de Saneamento?
A minha principal função é resolver as avarias de saneamento, que são em média 2 a 3 por dia. Além de desentupir caixas e limpar colectores, também faço serventia de pedreiro, a descobrir e levantar caixas de visita, que devem estar acessíveis quer para serem inspeccionadas periodicamente, para verificar as suas condições de funcionamento, quer para o caso de ser necessário limpar os colectores.

2 - Esta pergunta foi feita pelo Assistente Operacional do Sector de Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. Jacinto Duarte. Qual é a maior dificuldade no trabalho que desempenha?
A maior dificuldade é descer às caixas de visita muito profundas, é duro, o cheiro é intenso e desagradável, mas é um trabalho que têm de ser feito.

3 – Gostaria de trabalhar noutro sector? Se sim, qual?
 Não.

4 – Qual é a razão dos esgotos entupirem?
A principal razão é muitas pessoas mandarem pelo esgoto coisas que não deviam, algumas delas pensam que a sanita é um caixote do lixo. Nos desentupimentos aparece de tudo, depósitos de gordura, restos de comida, panos, roupas, plásticos, animais mortos, gilletes, entre outros objectos...Estes materiais vão obstruir os colectores, sobretudo se o caudal de esgoto for reduzido e a inclinação insuficiente.

5 – Quais são os equipamentos que utiliza para executar as suas funções?
Para os desentupimentos, utilizo as varetas de saneamento, são uma série de varetas de 3 metros cada, que encaixam entre si, para se conseguir atingir o comprimento necessário. Numa extremidade é colocada uma manivela e na outra extremidade é colocado um parafuso sem-fim que há-de encontrar aquilo que está a entupir o colector.
Também utilizo alguns equipamentos de pedreiro como a pá, picareta, enxada, vassoura, escada, sinalização de segurança...e claro, os EPI (Equipamentos de Protecção Individual): a farda, colete, capacete, botas, as luvas, máscaras, entre outros...

6 – Diariamente está em contacto com os clientes/utentes, como descreve o seu relacionamento como eles?
Nunca tratei ninguém mal e nem ninguém me tratou a mim.

7 – Lembra-se de alguma situação marcante, ou engraçada, para nos contar referente ao trabalho que desempenha?
Por vezes, quando a sujidade é muita, as varetas chegam a partir-se e o impulso é tão forte para trás, que se não as agarrarmos com força, podem magoar-nos, um colega uma vez até partiu a cabeça com o embate. 

8 – Diga que palavras ou sensações este símbolo lhe sugere?
É o símbolo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Torres Vedras, que trago impresso na minha farda e que me paga o ordenado ao fim do mês.

9 - Se lhe pedisse para se auto-descrever utilizando apenas 5 palavras, quais escolheria?
Boa pessoa, trabalhador, paciente, pontual e honesto.
 
10 – Quem é o próximo profissional da água que vamos entrevistar?
O Salpico que escolha o próximo...Então vou escolher a Técnica Superior de Recursos Humanos da Divisão Administrativa Dra. Marta Cunha e a pergunta é "O que representa ser trabalhador de uma autarquia?".

O 1.º a ser entrevistado foi o Administrador Residente dos SMAS de Torres Vedras Dr. Sérgio Simões. O 2.º a ser entrevistado foi o Director-Delegado Eng.º João Maria Duarte Silva. A 3.ª a ser entrevistada foi a Coordenadora Técnica da Secção de Gestão e Apoio a Utentes D. Olga Figueira. O 4.º a ser entrevistada foi o Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção de Infra-estruturas de Abastecimento de Água Sr. Leontino Lourenço. O 5.º a ser entrevistado foi o Chefe de Divisão de Obras Eng. Afonso Umbelino. O 6.º a ser entrevistado foi o Assistente Técnico (Desenhador) do Sector de Desenho e Cadastro Sr. Ildefonso Neves Pascoal. O 7.º a ser entrevistado foi o Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção e Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. Domingos Santos. O 8.º a ser entrevistado foi o Assistente Operacional do Sector de Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. Jacinto Duarte. O 9.º a ser entrevistado foi o Assistente Operacional do Sector de Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. José Orlando. O próximo a ser entrevistado é a Técnica Superior de Recursos Humanos Dra. Marta Cunha.


Ela vai responder às perguntas do Salpico e também às tuas!

Coloca as tuas questões (adiciona um comentário ou envia um e-mail para servico.pedagogico.agua@smastv.pt) e se possível, refere a tua idade e o nome do local vives.

Sem comentários:

Enviar um comentário