quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

AGENDA 21 LOCAL de Torres Vedras - Sessão de Sensibilização sobre Desenvolvimento Sustentável

O Município de Torres Vedras, encontra-se a implementar a Agenda 21 Local de Torres Vedras, que tem 2015 como horizonte temporal.
A Agenda 21 Local de Torres Vedras é um Plano de Acção que visa alcançar comunidades sustentáveis, com uma economia local forte e viável, socialmente justas, inclusivas e em paz, eco-eficientes e com boa governação (o documento pode ser consultado em: www.cm-tvedras.pt/viver/ambiente/planos/agenda21).
Nos dias 18 de Novembro e 2 de Dezembro de 2010, os trabalhadores dos SMASTV, assistiram à acção de sensibilização para a sustentabilidade, enquadradas no conjunto das acções previstas pelo Plano de Acção e que teve como principal objectivo aumentar a capacidade dos funcionários dos Serviços Municipalizados para lidarem com os desafios do desenvolvimento sustentável, fomentar a sua participação na vida colectiva e aumentar os conhecimentos sobre o seu Concelho.

Antes do debate foi visto o filme "HOME: O MUNDO É A NOSSA CASA" de Yann Arthus Bertrand, que partilhamos aqui em 11 partes.

"...a VIDA um milagre no universo...Oiça cuidadosamente esta história extraordinária que é a sua e decida o que fazer com ela..."

"...O Ciclo da Água na Terra é um processo de renovação constante. Quedas de água, vapor de água, nuvens, chuva, nascentes, mares, oceanos, glaciares...o ciclo nunca se quebra existe sempre a mesma quantidade de água na Terra. Todas as espécies que se sucederam na Terra, beberam a mesma água. A água é uma matéria espantosa, uma das mais instáveis, toma a forma líquida, como a água corrente; gasosa, como vapor; ou sólida como o gelo..."

"...mesmo actualmente a maior parte da humanidade vive nas linhas costeiras dos continentes, ou nas margens dos rios e lagos..."

"... com o Petróleo alguns adquiriram confortos sem precedentes e em 50 anos, no espaço de uma só vida, a Terra mudou mais radicalmente do que com todas as anteriores gerações humanas. CADA VEZ MAIS DEPRESSA. Nos últimos 60 anos, a população da Terra quase triplicou..."

"...o Dubai é um dos maiores locais de construção do Mundo, um país onde o impossível se torna possível, construir ilhas artificiais no mar, por exemplo!...Nada parece mais distante da Natureza do que o Dubai, apesar de nada depender mais da Natureza do que o Dubai...Ainda não percebemos que estamos a esgotar o que a Natureza nos oferece."

"Esquecemo-nos que os recursos são escassos, 500 milhões de humanos vivem nas zonas desertas do Planeta, mais do que a população total da Europa. Eles sabem qual o valor da água. Sabem como usá-la de forma moderada. Aqui dependem de poços reabastecidos com água fóssil, que se acumulou debaixo da terra nos tempos em que chovia nestes desertos à 25000 anos...a água fóssil é um recurso não renovável..."

"...os charco são esponjas que regulam o fluxo da água, absorvem-na na estação das chuvas e libertam-na na estação seca... os charcos são ambientes indispensáveis para a regeneração e purificação da água... As florestas fornecem a humidade necessária à vida, são a mãe e o pai da chuva...são a pedra angular do equilíbrio climático do qual todos dependemos...a desflorestação é uma das principais causas do aquecimento global..."

"A monocultura de árvores está a ganhar terreno em todo o Mundo. Mas uma monocultura não é uma floresta. Como a própria definição indica, tem muito pouca diversidade. Uma floresta não substitui outra floresta. Na base destes eucaliptos não cresce nada, porque as suas folhas formam uma camada que é tóxica para a maioria das plantas. Crescem rapidamente mas esgotam as reservas de água...
O verdadeiro mistério da Ilha da Páscoa não é a forma como estas estranhas estátuas vieram aqui parar. Agora já sabemos! É a razão pela qual, os Rapanui, não reagiram a tempo..."

"Em redor do Pólo Norte a Calote Polar perdeu 30% da sua área de superfície em 30 anos...mas à medida que, a Gronelândia se torna mais quente, a água doce de um continente inteiro é escoada para a água salgada dos oceanos. O gelo da Gronelândia contém 20% da água doce de todo o Planeta. Se derreter, os níveis da água do mar vão aumentar em cerca de 7 metros...mas aqui não existe indústria, o gelo da Gronelândia está a derreter devido aos gases com efeito de estufa emitidos noutras partes do Mundo, O NOSSO ECOSSISTEMA NÃO TÊM FRONTEIRAS, onde quer que estejamos as nossas acções terão repercussões em toda a Terra. A atmosfera do nosso Planeta é um todo indivisível, é um bem que partilhamos..."

"A Humanidade tem pouco mais de 10 anos para inverter a tendência e evitar pisar este território. A vida na Terra como nunca a imaginámos...criámos fenómenos que não podemos controlar. Desde a nossa origem que a água, o ar e as formas de vida se encontram intimamente ligadas, mas recentemente quebrámos essa ligação...
20% da População Mundial consomem 80% recursos do Planeta
O Mundo gasta 12 vezes mais em armas do que a ajudar os países em desenvolvimento
5000 pessoas morrem todos os dias devido à poluição da água potável
1000 milhões de pessoas não têm acesso a água potável
1 em cada 4 mamíferos, 1 em cada 8 aves, 1 em cada 3 anfíbios estão em vias de extinção
As espécies estão a morrer a um ritmo 1000 vezes superior ao ritmo natural
3/4 das zonas de pesca estão esgotadas, reduzidas, ou correm esse risco
...O preço das nossas acções é elevado, outros pagam o preço sem terem um envolvimento activo...é tarde de mais para ser pessimista...toda a gente, do mais rico ao mais pobre, pode dar o seu contributo..."
"Sejamos responsáveis consumidores. Temos de pensar naquilo que compramos...
Está na hora de nos unirmos.
O importante agora, não é aquilo que se foi, mas sim, aquilo que resta...
Todos temos o poder para mudar.
DO QUE ESTAMOS À ESPERA?"

"...Cabe-nos a nós escrever o que vem a seguir...JUNTOS..."

Sem comentários:

Enviar um comentário