terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Profissões da Água - Assistente Operacional do Sector de Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. Jacinto Duarte

1 - O que é ser Assistente Operacional do Sector de Conservação de Infraestruturas de Saneamento?
Ser assistente operacional é fazer o trabalho que nos compete, como é o caso de reparar avarias e desentupir esgotos para assegurar o funcionamento das redes de drenagem de águas residuais.

2 - Esta pergunta foi feita pelo Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção e Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. Domingos Santos. Quais são as maiores dificuldades que tem para resolver certos trabalhos?
A maior dificuldade é não ter material próprio para algumas avarias, como por exemplo não termos material para as reparações de colectores em grés.

3 – Gostaria de trabalhar noutro sector? Se sim, qual?
Não.

4 – Qual a sua recompensa diária pelo serviço que presta?
Não há recompensas diárias.

5 – Quais são os equipamentos que utiliza para executar as suas funções? São suficientes, gostaria de ter outros?
Utilizo muitos equipamentos e ferramentas: pá; picareta; enxada; vassoura; escada; colher de pedreiro; nível; gerador; martelo-eléctrico... São suficientes, mas alguns sem qualidade. 

6 – Diariamente está em contacto com os clientes/utentes, como descreve o seu relacionamento como eles?
O relacionamento com os clientes duma forma geral é bom.

7 – Lembra-se de alguma situação marcante, ou engraçada, para nos contar referente ao trabalho que desempenha?
Engraçada não, só triste. Mas lembro-me de uma marcante, um dia estava a fazer o fundo a uma caixa a cerca de 2,5 metros de profundidade, quando um colega deixou cair um tijolo. Foi uma sorte o tijolo ter caído um palmo ao meu lado. É preciso estar sempre atento e é muito importante não nos esquecermos de utilizar os Equipamentos de Protecção Individual.

8 – Diga que palavras ou sensações este símbolo (símbolo dos SMASTV) lhe sugere?
A entidade que me paga.

9 - Se lhe pedisse para se auto-descrever utilizando apenas 5 palavras, quais escolheria?
Bom rapaz, sério, trabalhador, pontual e amigo.

10 – Quem é o próximo profissional da água que vamos entrevistar?
O próximo profissional é o Sr. José Orlando, Assistente Operacional do Sector de Conservação de Infraestruturas de Saneamento.

11 - Gostaria de lhe colocar alguma questão? Qual?
Qual é a maior dificuldade no trabalho que desempenha?

O 1.º a ser entrevistado foi o Administrador Residente dos SMAS de Torres Vedras Dr. Sérgio Simões. O 2.º a ser entrevistado foi o Director-Delegado Eng.º João Maria Duarte Silva. A 3.ª a ser entrevistada foi a Coordenadora Técnica da Secção de Gestão e Apoio a Utentes D. Olga Figueira. O 4.º a ser entrevistada foi o Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção de Infra-estruturas de Abastecimento de Água Sr. Leontino Lourenço. O 5.º a ser entrevistado foi o Chefe de Divisão de Obras Eng. Afonso Umbelino. O 6.º a ser entrevistado foi o Assistente Técnico (Desenhador) do Sector de Desenho e Cadastro Sr. Ildefonso Neves Pascoal. O 7.º a ser entrevistado foi o Encarregado Geral Operacional do Sector de Construção e Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. Domingos Santos. O 8.º a ser entrevistado foi o Assistente Operacional do Sector de Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. Jacinto Duarte. O próximo a ser entrevistado é o Assistente Operacional do Sector de Conservação de Infraestruturas de Saneamento Sr. José Orlando.

Ele vai responder à pergunta do Sr. Jacinto Duarte, às perguntas do Salpico e também às tuas!

Coloca as tuas questões (adiciona um comentário ou envia um e-mail para servico.pedagogico.agua@smastv.pt) e se possível, refere a tua idade e o nome do local vives.

Sem comentários:

Enviar um comentário